Tudo que você tem que saber sobre Bolsas de estudos no Japão


Ser aprovado numa universidade japonesa é uma tarefa difícil, mas manter-se lá é outro desafio aos alunos e pais. Os custos, principalmente no primeiro ano, são elevados. No Japão, existem vários tipos de bolsas de estudos e financiamentos estudantis, oferecidos pelo governo, fundações, empresas privadas e até pelas próprias instituições de ensino superior. Conheça algumas destas opções.


Jasso (Organização de Apoio aos Estudantes no Japão)


Patrocinada pelo governo, a Organização de Apoio aos Estudantes no Japão (Jasso) possui diversos programas de auxílios oferecidos aos estudantes de graduação e pós-graduação (pesquisa, mestrado ou doutorado); cursos preparatórios de língua japonesa, colégios de tecnologia; colégios de ensino profissionalizante; cursos preparatórios para universidades; instituições de língua japonesa. Os inscritos passam por uma avaliação do histórico escolar, situação financeira da família, saúde dos candidatos, entre outros. Além dos empréstimos a juros baixos e possibilidade de iniciar o pagamento somente após o término dos estudos, a Jasso oferece bolsas de estudos. Informações em japonês e inglês no site www.jasso.go.jp

 

Bolsas de estudos oferecidas pelos governos municipais e provinciais

Recomenda-se consultar a prefeitura ou o governo da província para verificar os tipos de programas de bolsas disponíveis.

Bolsas de estudos oferecidas pelas universidades

 
Algumas universidades privadas oferecem bolsas (integrais ou parciais) para custear a matrícula, semestralidade ou até mesmos outros gastos, como a compra de materiais. Os alunos que apresentarem boas notas e se destacarem no curso também podem obter algum tipo de incentivo financeiro para compra de livros, por exemplo.

Bolsas de estudos/empréstimos oferecidos por fundações privadas

Mantidas por empresas privadas e autorizadas pelo Ministério da Educação do Japão, essas fundações oferecem empréstimos, bolsas e outros tipos de auxílio, como de acomodação, por exemplo.
No site da NPO Sabja (Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão), www.nposabja.org (Guia da Educação) há mais detalhes sobre as bolsas de estudos oferecidas por fundações, instituições públicas e iniciativa provadas em diversas regiões no Japão.

Comentários